Praça Dona Carmela Dutra, 318 - São Paulo-SP

PRESERVAÇÃO E MANUSEIO DE FERRAMENTAS DE LINHA VIVA

Gostou? compartilhe!

PRESERVAÇÃO E MANUSEIO DE FERRAMENTAS DE LINHA VIVA

Orientações e Boas Práticas

 

Um pouco mais sobre os Preservação e Manuseio de Ferramentas de Linha Viva

 

As ferramentas de linha viva demandam cuidados específicos para a sua proteção de forma a mantê-las disponíveis para uso imediato. Além disso, tais cuidados resultarão no prolongamento da vida útil das ferramentas e, consequentemente, no aumento na segurança e confiança dos usuários.

 

Via de regra, as ferramentas de linha viva devem ser mantidas secas. Nunca devem ser colocadas diretamente no solo, devendo ser conservadas no veículo ou carreta de ferramentas até o momento do uso e, então, colocados num suporte (cavalete para bastões). As ferramentas somente poderão ser colocadas no solo coberto previamente com uma lona (encerado) limpa e seca para protegê-las do contato direto com poeira ou umidade.

 

Devido à natureza da aplicação e à variabilidade da severidade sob a qual são submetidas as ferramentas de linha viva, sugerimos o que segue, quanto à constatação da sua condição de uso:

  1. Inspeção visual antes de cada utilização;
  2. Ensaios mecânicos com a aplicação da carga nominal das ferramentas, com periodicidade a ser definida pelo usuário, que deverá considerar a severidade das utilizações anteriores;
  3. Ensaios elétricos periódicos conforme determinado em normas internacionais e pela NR-10.

Entenda-se por severidade: a exposição das ferramentas à carga excessiva; desequilíbrio de cargas; ataque por agentes químicos aparentes e não aparentes; impactos; manutenção inadequada (não tratamento de folgas; má lubrificação; não troca de componentes desgastados ou substituição por componentes não homologados pelo fabricante; avaria localizada em um componente que pode comprometer todo um conjunto de ferramentas etc.); armazenamento e acondionamento inadequados para transporte e estocagem etc.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp RITZ SP Whatsapp RITZ SP