Praça Dona Carmela Dutra, 318 - São Paulo-SP

Orientações e Boas práticas - Métodos de Trabalho em Linha Viva

Gostou? compartilhe!

Orientações e Boas práticas - Métodos de Trabalho em Linha Viva

 

 

Orientações e Boas Práticas

Um pouco mais sobre os Métodos de Trabalho em Linha Viva

 

 

MÉTODOS DE TRABALHO EM LINHA VIVA

A grande necessidade de evitar os indesejáveis desligamentos das redes elétricas para execução dos serviços de manutenção exigiu o desenvolvi- mento de técnicas e práticas seguras, que possibilitam o fornecimento ininterrupto de energia, sem causar prejuízos às empresas de geração, transmissão e distribuição de energia. Prejuízos não só financeiros, mas também da imagem destas empresas perante seus consumidores.

 

Os inúmeros serviços a serem executados nas diferentes classes de tensão e diversos tipos de instalações elétricas, como linhas de transmissão, subestações e redes de distribuição, promoveram o desenvolvimento de ferramentas, bem como métodos de trabalhos diferenciados e específicos a cada situação, em função do tipo e local das tarefas a serem executadas e até mesmo o critério definido por cada concessionária.

 

O sistema elétrico dispõe hoje de três métodos de trabalho em linha viva, que podem ser aplicados em diversas classes de tensão, desde que as equipes de eletricistas estejam devidamente treinadas e disponham das ferramentas e dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) adequados.

 

1° MÉTODO - Trabalho a Distância

Neste, que foi o primeiro método desenvolvido, o eletricista executa as operações com o auxílio de ferramentas montadas na extremidade dos bastões isolantes. Com esse método é possível trabalhar em todas as classes de tensão.

 

 

Em tensões até 69 kV, em que as distâncias entre fases são menores, os condutores são afastados de sua posição original por meio de bastões suportes, moitões etc.

 

Todo o conjunto de ferramentas de linha viva foi projetado para facilitar os movimentos dos eletricistas nas estruturas com total segurança.

 

Nesse método o eletricista deve observar rigorosamente a distância mínima de segurança fase-terra e fase-fase conforme a tabela:

 

mpitemporario.com.br/projetos/ritzspcomercial.com.br

 

 

2° MÉTODO - Trabalho ao Contato 

Este método consiste em proteger o eletricista, com luvas e mangas isolantes apropriadas (EPI), sendo posicionado em uma plataforma, andaime, escada ou cesta aérea isolada, executando os serviços diretamente com as mãos protegidas.

 

Toda a zona de trabalho é também protegida com coberturas isolantes (EPC) e, à medida que decorrem as tarefas, o espaço estritamente necessário à operação é descoberto. Dessa forma, é eliminada a possibilidade de o eletricista ou dos componentes de trabalho (condutores, ferramentas) tocar ou aproximar dois pontos de potenciais diferentes, ocasionando curto-circuito.

 

 

Esse método é utilizado somente para redes de distribuição e subestações com tensão até 35 kV.

 

 

3° MÉTODO - Trabalho ao Potencial (barehand) 

Este método tem por finalidade permitir maiores recursos na manutenção, principalmente em linhas de transmissão de alta à ultra-alta tensão, em que as distâncias de segurança são maiores, bem como subestações a partir de 60 kV.

 

O trabalho ao potencial baseia-se no princípio da Gaiola de Faraday e consiste no contato direto do eletricista com o condutor energizado.

 

Para se proteger contra os efeitos do campo elétrico, o eletricista usa uma vestimenta condutiva, que veste o seu corpo, deixando apenas parte da face descoberta.

 

Quando próximo do condutor energizado, o eletricista conecta essa vestimenta ao condutor, e então estará no mesmo potencial da instalação.

 

Para a sua proteção isolante e locomoção do potencial de terra para o potencial da instalação energizada, a Terex Ritz dispõe atualmente de diversos equipamentos isolantes adequados a cada tipo de instalação, tais como: escada, cadeira, extensão isolante, andaime e outros.

 

Antes de cada utilização esses equipamentos devem ser submetidos à testes de tensão aplicada, tendo como fonte de tensão o próprio condutor energizado e a medição de corrente de fuga feita através do microamperímetro – Micro-Tester (RC402-0288) –, instalado entre a extremidade inferior do equipamento e o ponto de terra, para certificar-se de suas condições isolantes de acordo com os valores de corrente de fuga estabelecidos por norma.

 

Recomenda-se também para o teste de campo dos equipamentos isolantes o uso do ensaiador elétrico portátil de bastões (Ritz Tester) como mais uma medida importante de certificação das condições isolantes desses equipamentos antes de cada utilização.

 

Tal qual no Método de Trabalho à Distância, o Método de Trabalho ao Potencial exige que sejam respeitadas rigorosamente as distâncias de segurança de fase-terra e fase-fase, principalmente nas intervenções em subestações nas quais estas distâncias são reduzidas.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp RITZ SP Whatsapp RITZ SP