Praça Dona Carmela Dutra, 318 - São Paulo-SP

Conjunto de Aterramento Temporário

Gostou? compartilhe!

Conjunto de Aterramento Temporário

Nossos Produtos

Um pouco mais sobre nossos Conjuntos de Aterramento Temporário

Equipamento de ligação elétrica efetiva, com baixa impedância intencional à terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a intervenção na instalação elétrica, promovendo proteção aos trabalhadores contra a energização acidental.

 

A especificação adequada do conjunto de aterramento temporário (ATR) é o primeiro princípio que assegura eficiência e segurança na realização de trabalhos em linha desenergizada caso o sistema seja energizado acidentalmente. A especificação deve ser compatível com as características da instalação elétrica em que o Conjunto de Aterramento Temporário será instalado.

 

Leia com atenção os requisitos básicos a seguir para a correta especificação do Conjunto de Aterramento Temporário, a fim de garantir a segurança dos eletricistas.

 

Para a especificação do ATR é necessário conhecer as seguintes características das instalações elétricas quando for utilizado:Tipo de instalação e nível de tensão:

  1. Rede ou linha aérea (kV);
    • Subestação (kV);
    • Rede Secundária (BT) com cabo nu ou protegido; Rede subterrânea (kV);
    • Corrente máxima de curto-circuito;
  2. Tempo de atuação do sistema de proteção;
  3. Tipo de Estrutura: Metálica;
  4. Concreto; Madeira;
  5. Distâncias entre fases e fase-terra;
  6. Seções dos condutores de fase e de terra onde o ATR será instalado.

 

A manutenção em redes aéreas desligadas se apresenta, à primeira vista, como uma condição aparentemente segura para a execução dos trabalhos. Entretanto, elas podem ser indevidamente energizadas por diversos fatores mais comuns:

  • Erros de manobra;
  • Contato acidental com outros circuitos energizados;
  • Tensões induzidas por linhas adjacentes;
  • Descargas atmosféricas, mesmo que distantes do local de trabalho;
  • Fontes de alimentação de terceiros.

 

Infelizmente, os fatores descritos não se constituem em fatos teóricos, ou mesmo impossíveis de ocorrer, como muitas vezes o homem de manutenção tende a imaginar. Isso porque a prática tem nos mostrado a veracidade através de inúmeros acidentes que ocorrem anualmente nas empresas de energia elétrica.

 

O aterramento e curto-circuitamento temporário constituem-se na principal proteção do homem nos trabalhos em redes desenergizadas, devendo ser considerado, portanto, como sua principal ferramenta de trabalho.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp RITZ SP Whatsapp RITZ SP